Mensagem de boas vindas

Bem Vindo ao blog Campo da Forca. Apontamentos pessoais também abertos a quem os quiser ver.

26/06/10

O que é ser cristão?

Ser cristão é crer em Jesus Cristo, como Deus.
Cristão é todo o indivíduo que adere ao Cristianismo, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, e que teria sido profetizada na Bíblia Hebraica/Antigo Testamento.
Além disso os cristãos também dão ênfase aos dogmas exortados por Jesus, quem eles acreditam ser o Filho de Deus, como o batismo, a Eucaristia e o estudo da Bíblia.

Jesus
O nome Jesus é a transcrição latina de Yéhôsûa, que significa "Javé é ajuda, salvação".
Jesus é a forma abreviada de Josué.
Várias personagens do Antigo Testamento usaram o nome de Jesus e nenhuma o desonrou.
Foi Deus que escolheu o nome de Jesus para seu filho. O anjo enviado pelo Pai a Maria (Anunciação) diz-lhe que seu filho se chamará Jesus. A mesma ordem foi dada a José, esposo da Virgem Maria, pelo anjo, após a Encarnação, explicando-lhe a razão de tal escolha é porque "Ele salvará o povo de seus pecados".
O nome de Jesus foi imposto ao recém-nascido, fruto da concepção virginal, na circuncisão e inscrito no madeiro da cruz do suplício (INRI).
Jesus é pois o nome oficial do verbo feito carne.
Já em vida de Jesus se lhe deu o nome de Cristo o "ungido de Deus" por excelência, i.e. o Messias prometido.
Os homens têm de preparar-se para enfrentar o juízo divino com o arrependimento e a conversão.

O mistério de Jesus
Para além do problema histórico, problema da existência, Jesus é também problema de essência.
Podia ser Deus e homem ao mesmo tempo?
Jesus é essencialmente um mistério.

Jesus Cristo
As informações existentes da vida de Jesus Cristo são muito incompletas.
Não sabemos quase nada dos primeiros 30 anos da sua vida.
Os dados sobre o seu ministério cobrem um lapso de tempo de mais ou menos 50 dias.
Nasceu em Belém, no ano 5aC.
A sua infância e juventude passaram-se em Nazaré, exercendo o ofício de carpinteiro.
Quando contava cerca de 30 anos fez-se baptizar por João Baptista e seguido de alguns discípulos deste último, deu início ao seu ministério público.
O seu modo de pregar e os seus numerosos milagres atraíram imensos seguidores. O seu ensino era recebido com júbilo e a sua fama estendeu-se pelas redondezas.
Os acontecimentos da última semana são os mais bem descritos. abrem-se com a entrada triunfal em Jerusalém: a multidão aclama-o como "filho de David", os seus inimigos ficam alarmados. Na 2ª feira entra no templo e expulsa os cambistas e vendilhões; na 3ª feira sustenta uma dura polémica doutrinal com os seus adversários; ao entardecer desse dia pronúncia o seu famoso discurso escatológico, anunciando a ruína de Jerusalém e o fim do mundo; na 5ª feira celebra a última ceia e institui a Nova Aliança; Feito prisioneiro é levado perante o Sinédrio, onde afirma ser o Filho de Deus vivo, razão pela qual é condenado à morte; na 6ª feira foi crucificado, fora das muralhas e sepultado por 2 discípulos anónimos, José de Animatreia e Nicodemos; na manhã do terceiro dia o seu sepulcro apareceu vazio, ao mesmo tempo correu a notícia que tinha aparecido a vários discípulos; apesar de certas discrepâncias, todos os relatos coincidem num ponto fulcral: Jesus foi visto por várias pessoas que comeram e beberam com ele; ao fim de 40 dias ascendeu aos Céus.

Sem comentários:

Enviar um comentário